Se você está por dentro do mundo de startups, tecnologia e empreendedorismo, com certeza já deve ter escutado sobre “venture capital”. Você ficou confuso na hora? Não sabe o que é? Calma! Desenvolvemos este guia completo com tudo que você precisa saber sobre o assunto.
O que é Venture Capital?
De forma simples, o venture capital (VC) é um tipo de investimento feito em empresas ainda não listadas na bolsa, muitas vezes startups, que possuem a capacidade de expandirem de forma acelerada.
Apesar de ser um capital de alto risco, os investidores de VC costumam colher bons resultados quando um de seus investimentos dá frutos, multiplicando em diversas vezes o valor inicial aportado.
Como funciona o VC?
Nessa modalidade de investimento, instituições ou investidores particulares compram uma participação acionária na empresa visando a venda das ações no futuro ou o recebimento de dividendos.
Uma das particularidades do Venture Capital é que, além do aporte financeiro, os investidores muitas vezes entram com seus conhecimentos, habilidades e contatos, eles se tornam verdadeiros sócios do negócio.
Seja uma instituição financeira ou pessoa física, o investidor traz consigo o chamado smart money, contribuindo nas tomadas de decisão da empresa investida e ajudando em seu crescimento.
Etapas dos investimentos de Venture Capital
Sendo uma modalidade de investimento já de longa data, surgido em meados de 1946, atualmente o VC segue algumas etapas diferentes de aporte, de acordo com a fase em que a empresa está:
- Investimento semente ou anjo. O primeiro investimento feito na empresa, muitas vezes antes mesmo do produto ir para o mercado.
- Incubadora. A empresa já possui produtos e clientes, nesse estágio o foco do investimento é fazer a empresa se estabelecer melhor no mercado.
- Aceleração ou rodadas. A empresa já está bem estabelecida e busca investimento para escalar o negócio.
Vantagens do VC
Para os investidores a principal vantagem é investir em empresas na fase inicial, podendo alcançar grandes retornos caso o empreendimento dê certo.
Para a empresa que recebe o investimento as principais vantagens são o aporte financeiro, a experiência que os investidores trazem e o suporte na gestão do empreendimento.
Qual a diferença entre Venture Capital e Private Equity?
Essas são duas modalidades de investimento e captação de recursos muito parecidos, a única diferença entre VC e Private Equity é a etapa no qual a empresa se encontra.
Em Private Equity, as empresas que recebem o investimento já são consolidadas no mercado e buscam recursos para acelerar seus resultados, muitas vezes são empreendimentos grandes que estão próximos de iniciarem a oferta pública na bolsa de valores.
Para os investidores, o Private Equity é uma oportunidade de multiplicar o capital sem correr o risco de aportar dinheiro em operações que ainda estão muito no começo e não se provaram no mercado.
Como é esse mercado no Brasil?
O Brasil é o maior mercado de VC da América Latina, alcançando em 2017 o volume de R$ 2 bilhões em investimentos, aportados em empresas como Nubank, 99, PagSeguro, Netshoes, Banco Inter e outros.
O mercado nacional tem cada vez mais atraído investidores estrangeiros, inclusive o Softbank, maior fundo de VC do mundo com quase US$ 100 bilhões sobre sua gestão. O fundo já investiu em mais de 30 empresas brasileiras.
Com o passar dos anos, seguindo as tendência internacionais, os valores aportados nesse tipo de investimentos devem aumentar, com o Brasil se posicionando como um dos principais mercados de VC do mundo.