Você sabe o que é uma startup unicórnio? Não estamos falando da criatura mitológica, apesar do conceito também ser utilizado para algo bem mágico no mundo dos negócios.
Já pensou se a sua empresa valesse uma fortuna antes mesmo de ir para a bolsa? Essa é a mágica dos unicórnios, o termo é utilizado no mundo das startups para apelidar empresas que valem mais de 1 bilhão de dólares antes de abrir capital.
Os unicórnios conseguem esse valor após rodadas de investimentos, ao receber aportes de fundos de Venture Capital, que se tornam sócios através da compra de participação no negócio.
Segundo a CB Insights, até dezembro de 2021 existem menos de 900 empresas no mundo que alcançaram esse patamar.
A origem do termo e as características dos Unicórnios originais
O termo foi inicialmente utilizado por Aileen Lee em 2013, em artigo no site da TechCrunch sobre o “Clube dos Unicórnios”, um grupo de empresas americanas que foram pioneiras em capitalizarem alto.
Na época, cerca de 60.000 empresas de tecnologia receberam aportes de fundos particulares, mas apenas 39 chegaram ao valor de US$ 1 bilhão. Ou seja, apenas uma empresa em 1,538 chegava ao patamar de unicórnio.
No artigo original, após uma análise completa do mercado americano de startups, a autora e investidora lista algumas das características de um unicórnio:
Modelo de Negócio
Todos os unicórnios da época possuíam apenas quatro modelos de negócio: e-commerce, geração de audiência, softwares como serviço e softwares corporativos. Das lojas virtuais, nenhuma tinha estoque e todos os softwares possuíam um teste gratuito.
Fundadores
A maioria das empresas possuíam três fundadores, com idade por volta de 34 anos, que já empreenderam, trabalharam ou estudaram juntos antes. Cerca de 90% dos fundadores possuíam ensino superior e 65% estudaram em alguma das top 10 melhores faculdades americanas.
Experiência
Cerca de 80% dos fundadores das startups já fundaram alguma outra empresa no passado e sempre tiveram experiência com empreendedorismo, mesmo que de maneira informal. Com a exceção de duas empresas, todos os fundadores já trabalharam com tecnologia.
Visão de mercado
Poucos unicórnios mudaram a visão inicial que tinham de seus produtos, 90% mantiveram a ideia original que desenvolveram. As únicas empresas que mudaram de direção foram as mídias sociais como Groupon e Pinterest.
Conclusão
Entre 2013 e hoje, muitas coisas mudaram no mundo das startups, mas o termo unicórnio continua sendo utilizado por investidores e empreendedores. No Techbuzz, possuímos uma área especializada em conteúdo sobre startups que você pode acessar clicando aqui, quem sabe os artigos não te ajudam a fundar a próxima empresa avaliada em bilhões de dólares?
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