As Mídia Sociais são cada vez mais importantes na nossa sociedade. São nelas que pessoas se conectam de formas nunca antes imaginadas e as empresas tem uma conexão direta com o seu público.
No entanto, as mídias sociais trazem desafios como a desinformação, reações negativas do público e cancelamentos, sendo um espaço que também conta com ameaças.
Essa nova forma de comunicação fez surgir um novo tipo de profissional, o Social Media (ou especialista em mídias sociais), responsável por planejar, executar e acompanhar a comunicação de empresas nas redes sociais e em outros meios de comunicação digital.
Buscando uma nova profissão na área de tecnologia ou se aprofundar mais sobre o papel de um social media? Neste artigo você verá:
- O que é um Social Media?
- Como começar na área de Social Media?
- Salário de um Social Media
O que é um Social Media?
Um profissional de mídias sociais trabalha com a comunicação online de uma empresa ou marca, em plataformas de rede social, sites e outros canais digitais, atuando nas etapas de planejamento, execução e acompanhamento das estratégias de comunicação.
Um Social Media também pode ser responsável por gerenciar a reputação da marca, atendimento ao público nos canais digitais e lidar com momentos de crises que eventualmente surgem.
Junto com os demais papéis de um profissional de comunicação, esses especialistas precisam estar constantemente atualizados sobre as tendências e novas plataformas de mídia.
No mercado de tecnologia, são um profissional altamente buscado, já que a maioria das startups e empresas do setor têm como um dos seus principais canais os meios digitais, mantendo uma conexão direta com o público e aproveitando as últimas tendências para crescer o alcance de suas marcas.
Entre as funções desempenhadas por esses profissionais, é comum que executem:
- Planejamento da comunicação em meios digitais
- Atendimento ao público em meios digitais
- Moderação de conteúdo e comentários
- Produção de conteúdo em texto, imagem e vídeo. Principalmente para redes sociais.
- Construção de relacionamentos e campanhas com influenciadores
- Acompanhamento de tendências em redes sociais
Como começar na área de Social Media?
Cada profissional tem uma trajetória diferente, mas para começar na área de mídias sociais existem alguns caminhos que você pode seguir:
- Formação acadêmica em áreas como Jornalismo, Comunicação, Marketing e similares.
- Buscar aprender ao máximo sobre plataformas de mídia social, entendendo melhor suas funcionalidades, tendências, forças, fraquezas e o tipo de conteúdo que o público busca nessas redes.
- Focar uma parte dos seus estudos nas maiores plataformas de rede social que existem hoje, sendo elas: Facebook, Instagram, Twitter,, LinkedIn e Tik Tok.
- Obter experiência prática nos canais. Por exemplo, você pode criar uma página em uma das redes e tentar conseguir o máximo de seguidores possíveis ou algum outro objetivo que pode ser interessante para seu portfólio.
- Fazer cursos e treinamentos na área.
- Buscar oportunidades de emprego na área, principalmente em agências especializadas ou em empresas que possuem uma presença digital forte.
Salário de um Social Media
O salário de um Social Media varia muito no Brasil, dependendo de fatores como a localização, empresa e segmento de atuação da empresa. Segundo o Glassdoor, o salário desse profissional é em Média R$ 2.000 e R$ 4.000, com os maiores salários atingindo a média de R $11.000.