As fake news espalhadas na internet já se tornaram um problema global, impactando a política, os negócios e também a nossa vida particular.
Buscando entender melhor o fenômeno, pesquisadores do MIT desenvolveram um modelo teórico que explora como notícias falsas se espalham.
O ponto central do estudo foi uma hipótese: pessoas compartilham notícias que comprovam seus pontos de vista, como uma forma de persuadir seus seguidores a ter uma mentalidade similar.
Seguindo essa hipótese, um político compartilha notícias que aproximam seus possíveis eleitores do espectro político que ele representa, um empreendedor compartilharia notícias sobre como o mercado no qual ele investiu está aquecido e assim por diante.
Como os indivíduos querem persuadir seus seguidores, eles nunca compartilham notícias que vão contra o que eles acreditam, incentivando ainda mais a polarização nas redes.
“Com a motivação de persuadir alguém, não importa quão extrema são as crenças, sempre tem alguém que irá ampliar a informação”* disse o pesquisador Ali Jadbabie.
Polarização nas Redes
Para testar o modelo, uma notícia sobre política foi enviada para um pequeno grupo teste que possuía uma crença prévia sobre o assunto. Os usuários então decidiam se iriam ou não compartilhar a informação em sua rede social.
O que os pesquisadores descobriram é que os usuários analisavam a credibilidade e a atualidade da informação antes de compartilhar, seguindo um cálculo de “custo-benefício” entre o esforço e os possíveis resultados.
“Eles vão fazer uma análise de custo-benefício, buscando entender se essa notícia vai fazer os seguidores se aproximarem ou se afastarem do que eles pensam. (…) Compartilhar algo vergonhoso pode ser um custo de reputação. (…) Todos possuímos esse custo, então quanto mais extrema e interessante é a notícia, mais queremos compartilhar”* disse Jadbabaie.
O estudo aponta que quanto mais polarizada a rede, maior é a certeza do impacto positivo de compartilhar a notícia, criando um incentivo ao usuário. Em contrapartida, ambientes virtuais mais diversos têm o efeito oposto, diminuindo a quantidade de informações de baixa credibilidade.
Solução contra a Fake News
Após o estudo indicar que os usuários fazem uma análise de custo-benefício ao compartilhar uma notícia, os pesquisadores apontaram que esse fator pode ser uma barreira para evitar a enxurrada de notícias falsas na internet.
“Não queremos indicar nenhuma política, mas algo que nosso estudo sugere é que, talvez, ter um custo associado à compartilhar notícias não é uma má idéia. O motivo pelo qual temos esse efeito dominó é porque os custos de compartilhar uma notícia são muito baixos”* disse Ali Jadbabaie em entrevista ao MIT.
*Todas as citações são traduções livres do artigo original e podem conter erros de interpretação.