Buscando entender melhor o que é um Pitch de Negócios e quais são as técnicas que podem levar você ao sucesso? A Techbuzz preparou esse guia completo para te ajudar no mundo do empreendedorismo.
O que é um Pitch de Negócios
O pitch é uma apresentação que vende a participação em um negócio ou uma ideia de negócio para possíveis investidores.
Para dominar essa arte é preciso explicar o que uma empresa faz de forma simples, facilitar a compreensão dos investidores e deixar claro o motivo pelo qual eles deveriam investir.
Um pitch normalmente consiste em uma apresentação que dura entre 2 a 10 minutos. A ferramenta é muito utilizada por startups que buscam por investidores nas chamadas “rodadas de investimento”.
Quer ver uma demonstração prática? O Shark Tank Brasil é um programa que gira em torno de pitches, simulando uma rodada de investimento. Veja a demonstração de um pitch de negócios:
Tipos de Pitch
Como a busca por investimentos é um fator crucial no mundo dos negócios, principalmente para startups, essa se tornou uma habilidade importante para empreendedores.
Ao longo dos anos, diversos tipos diferentes de pitch foram desenvolvidas, cada uma com uma estratégia diferente para conseguir transmitir a ideia de um negócio de forma rápida e convincente.
Pitch Twitter
Esse é um pitch extremamente reduzido, seguindo a mesma lógica da rede social Twitter, que só deixa seus usuários fazerem atualizações de 140 caracteres.
A ideia é apresentar a empresa em apenas uma frase. Veja alguns exemplos que criamos usando marcas famosas:
Uber: “Conectamos motoristas e passageiros através de um clique”
Ifood: “Conectamos clientes com centenas de restaurantes”
Outra estratégia dessa modalidade é fazer uma comparação com algo que o ouvinte já conhece, para aumentar ao máximo a capacidade de compreensão.
Exemplos: “Somos o Uber dos navios” ou “Somos o Ifood dos veganos”
A vantagem desse pitch é conseguir simplificar e encurtar a mensagem, sendo ideal para aguçar a atenção do ouvinte e começar uma apresentação maior.
Pitch de Elevador
O nome dessa modalidade vem da lógica de que ele deve ser curto igual uma viagem elevador, ou seja, ele deve durar entre 30 segundos e 1 minuto.
Como a duração é curta, tudo precisa ser comunicado em frases simples e claras que não abrem margem para interpretações erradas.
Igual o pitch twitter, a ideia é aguçar a atenção do ouvinte e iniciar uma conversa sobre o potencial da empresa e possíveis investimentos.
Um pitch de elevador costuma seguir um padrão: explique qual problema sua empresa busca resolver, porque isso é importante e como você se diferencia da concorrência. Caso você tenha mais tempo, adicione um pouco sobre o potencial de ganho do mercado e a equipe envolvida.
Pitch para Investidores
Esse é o pitch de negócios mais tradicional e o mais utilizado em rodadas de investimentos, podendo durar de 7 até 20 minutos, normalmente contando com uma apresentação em slides.
Nessa modalidade é essencial que o empreendedor esteja muito bem preparado e conte com um bom material de apoio, já que ele vai receber uma série de questionamentos.
Como esse é o modelo mais utilizado, é sobre ele que vamos tratar na próxima seção.
- Também indicamos a leitura do nosso guia sobre Venture Capital
Como fazer um pitch de sucesso
Para criar um pitch de sucesso, a primeira etapa deve ser a criação dos slides, que vão servir como material de apoio para a sua apresentação.
Esse processo também vai te ajudar a analisar sua empresa por partes, de forma sistemática, facilitando o processo de reunir as informações que os investidores precisam para fazer um aporte.
Segundo Guy Kawasaki, um dos maiores especialistas em marketing do mundo e conselheiro da Apple, tudo que você precisa são 10 slides para conseguir o investimento que tanto busca. Veja o modelo que ele sugere:
- Introdução. O nome da sua empresa, seu nome, título da apresentação e contatos.
- Oportunidade. Explique qual a dor dos clientes sua empresa resolve ou qual benefício você oferece.
- Proposta de valor. Explique o valor que o seu serviço gera para os clientes.
- A mágica. Descreva a tecnologia, método, vantagem competitiva ou “receita secreta” que está por trás do seu produto.
- Modelo de negócio. Explique como você vai monetizar o seu produto ou serviço.
- Plano de mercado. Descreva sua estratégia para levar sua solução até o mercado e alcançar novos clientes.
- Análise competitiva. Fale sobre os concorrentes da sua empresa e como você se destaca.
- Equipe. Fale sobre a estrutura organizacional da sua empresa, quem são os colaboradores, gestores e diretores.
- Indicadores atuais e Projeções. Apresente os números como taxas de conversão, faturamento mensal, base de clientes e outros indicadores da sua empresa, com projeções para os próximos anos.
- Situação atual e uso dos recursos. Explique qual é a situação atual da sua empresa, como será o futuro e como os recursos investidos serão utilizados.
Esse é apenas um modelo e não existe uma fórmula mágica, mas aqui na Techbuzz acreditamos que essa é uma estrutura completa o suficiente para você utilizar como base e ir personalizando de acordo com suas necessidades.
Lembrando que esse modelo só indica as informações que cada slide deve conter, você também precisa pensar em como se diferenciar de outros pitches que os investidores vão ouvir. Recursos como storytelling, vídeos, imagens e protótipos podem te ajudar a se destacar e convencer os investidores.
Assim que terminar o material de apoio, o ideal é que você pratique o pitch diversas vezes com colegas de trabalho, amigos e familiares, buscando feedbacks para melhorar a apresentação.
Pitches que valem mais de R$1 milhão de reais.
Para concluir nosso artigo sobre pitches de negócio, selecionamos um vídeo especial do programa Shark Tank Brasil com algumas empresas que conseguiram um aporte de mais de R$1 milhão de reais no programa para te inspirar, confira: