Os jogos em Blockchain, chamados de Cryptogames ou Cryptojogos, são uma revolução no mundo do entretenimento. Dentro desses jogos é possível adquirir ativos digitais únicos, que vão desde terras virtuais até criaturas fantásticas.
Lembra do jogo Pokemon? Agora imagine que cada uma das criaturas que você captura pode ser trocada por dinheiro real. É mais ou menos isso que os Cryptogames propõem.
Em 2022 vimos uma verdadeira febre de Cryptogames que dominaram a internet, muitos sendo comparados com esquemas pirâmides porque os jogadores entravam com o intuito de vender os ativos digitais que compraram por um valor sempre maior.
Apesar da febre ter diminuído e alguns usuários reclamarem do prejuízo que sofreram, alguns cryptogames continuam ativos, com uma base de jogadores estável e trocas de NFT acontecendo em tempo real.
Veja a lista que separamos, dos 5 maiores cryptogames por número de jogadores:
- Axie Infinity – Um dos maiores cryptogames em número de jogadores e fama. Nele, você cria seus próprios monstros, treina-os e batalha com outros jogadores.
- Cryptokitties – O jogo gira em torno dos NFT de gatos chamados “Cryptokitties”. Os usuários precisam comprar, criar, combinar e negociar seus gatos com outros jogadores. Alguns gatos possuem características raras e são mais valiosos.
- Decentraland – Um mundo virtual completo, todo feito em Blockchain, onde os usuários podem comprar terrenos, construir edifício, explorar com outros jogadores e interagir em um mundo totalmente virtual.
- The Sandbox – Um jogo de construção e mundo aberto, onde os usuários podem criar seus próprios avatares, comprar terras e construir edifícios. Tudo feito na Blockchain e com livre negociação entre os jogadores.
- Sorare – Um jogo de cartas de jogadores de esporte. Nele, os usuários podem comprar booster que vem com esportistas da vida real, podendo batalhar com outros usuários, vencendo quem tem o melhor time
O mercado de Cryptogames é recente e está em crescimento constante, com novos jogos e jogadores entrando no mercado diariamente. Retirando o poder das empresas de Games sobre os ativos e tornando os jogadores donos dos itens digitais que possuem, os Cryptogames estão descentralizando o poder sobre ativos digitais em jogos.
Combinando diversão com a possibilidade de gerar dinheiro real e novas formas de publicidade digital, o mercado de Cryptogames é enorme e está apenas no começo.