Pense em um maratonista, agora pense em uma enfermeira, pense agora em um jogador de futebol, pense agora em um skatista, agora pense em uma senhora de 47 anos skatista, vamos lá, essa última cena foi no mínimo engraçada, é difícil de imaginar, até porque nunca vimos uma idosa andando de skate por aí.
Agora deixa eu te fazer uma pergunta, nunca vimos porque é impossível de acontecer ou porque a nossa sociedade é condicionada a acreditar em estereótipos? Skate é coisa de jovens radicais, tik tok é coisa de adolescentes, videogames são coisas de crianças, um idoso deveria ficar em casa jogando bingo.
Não é o caso de @AuntySkates, chamada de tia do tik tok, e com mais de 152 mil seguidores, Oorbee Roy dá uma lição em seus diversos vídeos, onde posta sua vida como skatista, “há quatro anos, aos 43 anos, fui inspirada a começar a andar de skate quando meus filhos começaram…”
Mas não foi algo que aconteceu simplesmente por causa dos outros, havia algo mais: “…Eu não queria ser a mãe sentada lá assistindo minha família inteira se divertindo, então subi em uma prancha, fiz algumas aulas e logo me apaixonei!”. Oorbe continua dizendo que em Fevereiro de 2021 começou a gravar no tik tok em quatro meses alcançou mais de 100 mil seguidores.
A tia do Skate foi destaque no Today Show da NBC, também no Daily Blast Live, CBC, Toronto Star e outros e no final do ano alcançou a marca de 150 mil seguidores. Oorbe hoje é uma mulher famosa, vista como uma guerreira, mas como será que foi vista quando começou? Quando colocou os seus pés sobre o skate pela primeira vez?
Talvez a história tenha sido diferente, se olharmos para quatro anos no passado, talvez os olhares fossem de desprezo, talvez fosse chamada de louca, ou então fosse convidada a desistir, acontece que Oorbe não foi a primeira e nem será a única dentro desse processo.
Se nos aprofundarmos um pouco, veremos outros agentes dessa quebra de estereótipos, você conhece o skatista russo Igor?, Ele tem 73 anos e além de andar de skate pelas ruas de São Petersburgo, também anda de Ski, não sabemos muito sobre ele, além de um vídeo publicado pelo surfista Max Timukhin, o vídeo atingiu mais de 3,5 milhões de visualizações.
Conhece o brasileiro Francisco de Assis Soares de Melo, conhecido como Chico Águia? Ele é maratonista, começou a correr com 62 anos e percorre descalço mais de 42 km. Conhece o maratonista Frederico Fischer? O maratonista que atualmente tem 105 anos, vamos falar a verdade, um senhor de 105 anos, você imagina corcunda e de bengala, vai!
Voltando para os esportes radicais, temos Al Blaschke, que aos 103 anos entrou para o livro dos recordes, ao se tornar o homem mais velho do mundo a saltar de paraquedas, apesar de ele já ter feito isso em seu aniversário de 100 anos, o motivo? comemorar a formatura dos netos.
“Estou animado ao ver meus netos lá no alto. Esse era o meu sonho. Nunca imaginei que estaria por aqui por tanto tempo”, disse Al Blaschke em sua reportagem, e você ? Qual é o seu sonho? vai deixar os estereótipos de lado e vivê-los, ou vai viver de acordo com o que a sociedade está dizendo.?
Voltando a nossa tia do skate, Oorbe ainda diz em seu site: “para quem tem medo de que seja tarde demais para tentar o que sempre quis fazer, estou aqui pra dizer que nunca é tarde demais para viver sua melhor vida! Você consegue, a tia acredita em você!” Se a tia do skate acredita, então nós também acreditamos.