Altcoin é um termo usado para definir qualquer moeda que não seja o Bitcoin.
O termo vem da junção de duas palavras em inglês, “alternative” e “coin”, significando literalmente “moeda alternativa”.
Como a Bitcoin foi a primeira criptomoeda de grande difusão, de certa forma ela se tornou a “principal” ou “original” e todas as outras são definidas como “altcoins”.
Bitcoin vs Altcoins
O pioneirismo do Bitcoin vai muito além de ser a moeda considerada “a original”, ele também se expressa através do efeito conhecido como “dominância do bitcoin”.
De 2013 até 2016, a primeira cripto foi responsável por 85% de todo o volume do mercado, sendo a criptomoeda que historicamente mais concentra o fluxo de investimentos em cripto.
Em 2017 a Bitcoin perdeu a dominância do mercado, com as altcoins chegando a movimentar 60,86% do volume de capital e desde então representam uma média de 30% a 55% do mercado.
Tipos de Altcoin
Com a evolução do mercado cripto, diversos projetos surgiram com o objetivo de criar novas moedas virtuais, em 2021 foram listadas mais de 14.000 altcoins em sites como o CoinMarketCap.
Muitas altcoins têm mais do que apenas um valor monetário, elas também possuem qualidades únicas através de novas tecnologias, conceitos, estratégias e outras formas de agregar valor.
Alguns tipos de altcoins comuns são:
Altcoins de Mineração
São moedas digitais criadas através de um sistema de mineração, utilizando a resolução de blocos da blockchain. Essas altcoins muitas vezes atualizam sistemas de mineração já existentes com tecnologias mais eficientes. Alguns exemplos são:
- Uniswap (UNI)
- Pancakeswap (CAKE)
- Aave (AAVE)
- Curve DAO Token (CRV)
- Compound (COMP)
Stablecoins
São altcoins lastreadas em algum ativo real, como moedas fiat, metais e pedras preciosas, ações e até outras criptomoedas. Alguns exemplos de Stablecoins:
- Thether USD (USDT). Lastreada no dólar.
- CryptoFranc (XCHF). Lastreada no franco suiço.
- Pax Gold (PAXG). Lastreada no ouro.
Meme Coins
São moedas inspiradas em piadas, memes e outros comportamentos digitais. Elas costumam ganhar uma alta popularidade e subir de preço rapidamente, sendo altamente especulativas. Alguns exemplos de memecoins:
- DOGECOIN (DOGE)
- SHIBA INU (SHIB)
Utility Tokens
É uma altcoin utilizada para usar um serviço dentro de uma rede ou no mundo cripto em geral. Elas podem ser usadas para criar contratos inteligentes, contratar seguros, comprar ativos digitais e outros. Alguns exemplos de utility tokens:
- Basic Attention Token (BAT)
- The Graph (GRT)
- Filecoin (FIL)
Gamecoins
São criptomoedas utilizadas em jogos online, seja para comprar itens dentro do jogo, participar da comunidade ou ter poder de voto em decisões relativas ao jogo. Alguns exemplos de Gamecoins:
- Decentraland (MANA)
- Axie Infinity (AXS)
- The Sandbox (SAND)
Tokens de Governança (DAOs)
São moedas virtuais que dão direito ao usuário de ter poder de voto em ecossistemas cryptos, possibilitando que eles façam escolhas que podem impactar o futuro do projeto. Alguns exemplos de tokens de governança:
- Maker (MKR)
- 0x (ZRX)
- Uma (UMA)
5 altcoins para você acompanhar e conhecer melhor
Algumas altcoins se destacam no mercado por sua influência, capacidade de inovação, valor de mercado e fluxo de capital investido. Lembrando que essa não é uma indicação de investimento.
Para você aumentar seu conhecimento sobre o mundo de criptomoedas, acreditamos que esses 5 projetos podem ser interessantes para você iniciar sua pesquisas e estudos:
Ethereum (ETH)
Cardano (ADA)
Polkadot (DOT)
Solana (SOL)
Avalanche (AVAX)