Quando se trata de uma inovação radical proposta para o mercado de consumo de bens ou de serviços, encontramos, sobretudo, o fato de que aquela nova proposta passa a ser adotada em larga escala pelo seu público consumidor
O termo assusta, no entanto, vivenciamos um grande ciclo no mercado de consumo de bens e de serviços pautado pela inovação radical.
A inovação é a pauta da vez e não por acaso. É cada vez mais necessário inovar quando o mercado é muito competitivo e se expande de forma incessante.
Mas o que é, de fato, o conceito de inovação radical? Como ele se aplica ao dia a dia das empresas? E, sobretudo, será que é sempre necessário inovar em todos os mercados?
O que é inovação radical?
A inovação radical pode ser entendida como um conjunto de ações que uma empresa realiza para que se possa transformar um mercado, um produto ou um serviço, de forma completa e profunda.
Podemos assumir que quando se trata desse tipo de inovação, estamos tratando da ruptura total com os paradigmas que coordenaram a produção de um mercado, especificamente.
A ideia aqui é que um novo mercado seja criado, uma nova necessidade seja criada, uma nova solução seja criada. Introduzindo novos conceitos para a organização do trabalho e para a produção, seja de um produto ou serviço, estamos tratando, portanto, de ruptura com modelos tradicionais.
Dessa forma, inovar radicalmente não pode ser confundido com remodelagens e, sim, com a introdução de novos processos, que, consigo, trazem novos objetivos para um negócio.
Portanto, alguns critérios para que uma inovação radical possa existir são:
1 – Deve haver a criação de uma nova solução, apresentando um produto ou um serviço diferente daquilo que já encontramos no mercado;
2 – O novo produto ou serviço deve ser único. Não deve existir no mercado nada que se assemelhe a essa nova proposta;
3 – De nada adianta inovar se o produto ou serviço não for adotado pelo seu público. Assim, é fundamental que o produto ou o serviço realmente solucionem uma demanda – seja ela já existente ou criada por meio dessa inovação – e sejam adotados como tal.
Para que serve?
A inovação radical, podemos assim falar, serve para que uma empresa possa criar soluções para problemas existentes ou, ainda, para problemas que não sabemos ainda que existem, criando um novo mercado para seus produtos ou para seus serviços.
Assim, quando se trata da inovação radical, temos como pressuposto de que ela serve para que um novo movimento de mercado seja criado, bem como novas empresas, novos nichos e, por conseguinte, uma nova forma de consumo.
Por que implementar um processo de inovação radical?
Tomemos como exemplo os aplicativos de delivery de comida. Há pouco mais de quatro anos, sempre que pensávamos em pedir uma pizza entrávamos em contato com aquela pizzaria de nossa confiança, em que sempre pedimos e aguardávamos a entrega.
Atualmente, com os aplicativos de delivery, nem mesmo cogitamos fazer esse movimento que antigamente nos era tão comum. Hoje, com poucos cliques, conseguimos verificar quais são as pizzarias abertas na nossa região, os sabores, os tamanhos e pedir que seja entregue em nossa casa, sem mesmo precisarmos falar com alguém.
Esse tipo de produto consiste em uma inovação radical porque, necessariamente, criou uma necessidade que nem sabíamos que tínhamos de fato, que é a possibilidade de sabermos tudo sobre uma pizzaria sem precisarmos discar um único número em nosso telefone.
Assim, quando nos perguntamos o porquê de implementarmos um processo de inovação radical, temos como resposta possível a chance de criarmos algo que resolve um problema que nem sabíamos antes que era um problema. E que agora tem solução.
Quais são os resultados das mudanças estruturais a partir do conceito?
Em linhas gerais, os resultados estruturais que são percebidos a partir de um processo de inovação radical estão ligados à criação de um novo mercado para um determinado produto ou solução que foi criada.
Dessa forma, quando bem-sucedida, essa experiência traz resultados realmente excepcionais, sobretudo por colocar um negócio na condição de pioneiro no mercado e que assumirá, então, grande parte da fatia do mercado destinada a esse novo produto ou serviço.