E se fosse possível ter algo de que gostamos muito, mas um pouquinho diferente? Um refrigerante, uma das nossas comidas preferidas ou mesmo um serviço? Você consumiria? Certamente já consome algo que passou por um processo de inovação incremental
Diferentemente do processo de inovação radical, que cria, como se do zero, um novo item de consumo – seja um produto, seja um serviço -, ou mesmo de inovação disruptiva, que inova totalmente algo que já existe no mercado com mais ou menos a mesma função, a inovação incremental parte de um pressuposto em que:
- Há algo no mercado que é muito utilizado ou consumido pelo seu público;
- Existe campo para explorar, oferecendo variações desse mesmo produto ou serviço;
- Não haverá concorrência direta entre o produto ou serviço “principal” com aquele que passou por uma inovação incremental.
Pense, por exemplo, em uma marca de refrigerantes, que tem um produto campeão, mas que lança periodicamente variações deste produto, como uma forma de aumentar seu público ou, até mesmo, chegar em públicos que não consomem esse produto pela quantidade de açúcar ou sódio que ele carrega consigo.
Essa é uma maneira, portanto, de fazer com que uma nova solução seja desenvolvido, um novo público seja atingido ou uma nova marca seja criada sem que, com isso, se afete o seu produto campeão.
O que é a inovação incremental?
A inovação incremental é uma forma de fazer com que um produto ou um serviço possa ganhar variações em consumo ou em vendas.
Esse tipo de inovação tem por objetivo diversificar a base de consumidores e fazer com que haja certa concorrência interna em seus produtos.
Assim, podemos assumir que a inovação incremental é, tal como o próprio nome diz, um incremento que acresce valor e diversifica a marca, tornando-a mais competitiva em seu mercado.
Dessa forma, podemos perceber inovações incrementais em quase todos os produtos existentes e que consumimos diariamente.
Exemplos que você já conhece
Uma das maiores marcas de refrigerantes a base de cola que existe, certa vez lançou um produto diferente ao perceber que muitos dos seus consumidores só bebiam seu refrigerante acrescentando rodelas de limão a ele.
Essa inovação, de acrescentar o sabor de limão diretamente à bebida, fez com que seu produto continuasse a ter o mesmo ritmo de vendas, mas com uma opção divertida a ele relacionada.
Assim, as inovações incrementais podem ser percebidas de forma que tenhamos diferentes planos, por exemplo, em um serviço de streaming. Podemos ter desde o mais básico até aqueles que permitem múltiplas contas conectadas ao mesmo tempo, servindo diferentes tipos de público e aumentando, dessa forma, a base de clientes.
Diante disso, podemos afirmar que o objetivo de uma empresa passar por um processo de inovação incremental é fazer com que a sua base de clientes também passe a desejar outros serviços ou produtos da marca, sem deixar, no entanto, de consumir aquele que foi considerado o de “entrada”.
Por que a inovação incremental e a inovação radical caminham juntas?
Quando o serviço de streaming começou a derrubar as videolocadoras, percebemos como a inovação radical se dá: há a criação de um novo mercado, de uma nova necessidade e, dessa forma, a quebra do paradigma até então vigente.
No entanto, é notável que esse mesmo serviço de streaming não se manteria na ponta da concorrência se não fossem as suas inovações incrementais, melhorando sempre seu produto.
Dessa forma, não é possível que um tipo de inovação se mantenha sempre ativa sem a inovação incremental, pois é justamente ela que adapta as necessidades do mercado, aumentando a sua capacidade de atendimento a diversos outros públicos.
Na prática, quais são os benefícios que a empresa tem a partir de tantas mudanças?
Dentre todos os benefícios que podemos destacar desse tipo de inovação, é que:
- Há o aumento da base de clientes;
- Amplia-se a versatilidade dos serviços ou produtos a serem consumidos;
- Pode-se notar também maior apelo entre camadas que não consumiam o produto campeão pela falta de um serviço ou produto agregado;
- Podem ser feitos testes preliminares que conduzirão a empresa a um projeto de inovação radical.