A inovação é um instrumento através do qual novas necessidades, novos produtos e novos serviços são criados para um mercado consumidor, de forma que seja possível criar uma base de consumidores ou ampliá-la
Os processos de inovação são ininterruptos e têm por objetivo fazer com que novas demandas de mercado sejam criadas, de forma incessante. Assim, uma mesma empresa pode estar imersa em diversos ciclos de inovação, de forma que tenha sempre seu mercado em revolução.
Ainda que inovar possa ser entendido como algo que ocorre no dia a dia de uma empresa, na prática, isso exige planejamento, altíssimo grau de criatividade e, sobretudo, um olhar desafiador.
Por que colocar a inovação em pauta na sua empresa?
O mercado está em constante processo de inovação e isso é simples de perceber, afinal, são diversas as soluções que aparecem nas prateleiras dos supermercados diariamente, ou, até mesmo, nas vitrines online de grandes marcas de produtos eletrônicos.
Por conta disso, é fundamental que a inovação esteja em pauta em empresas, sobretudo quando se trata daquelas que estão verdadeiramente ao nosso alcance.
Talvez nossa empresa não consiga produzir o próximo smartphone ou aplicativo de delivery, mas certamente pode inovar ao tornar um produto mais ecológico, ou diminuindo a emissão de carbono.
Em um mundo em que inovar é, necessariamente, trazer para o mercado consumidor novas formas de consumir e novas necessidades, é mais do que essencial que este assunto esteja em pauta em todos os modelos de negócios.
Afinal, o que é inovação?
A definição de inovar é fazer algo de forma diferente.
No mundo dos negócios, inovar é ter sucesso em explorar novas ideias de produtos, serviços ou na criação de novas necessidades para um mercado de consumo.
Podemos considerar inovadora aquela empresa que, com um novo produto, um novo mercado, um novo serviço, consegue mais do que cativar e fidelizar seus consumidores, criando novos hábitos de consumo.
No entanto, são várias as possibilidades de inovação e elas podem estar relacionadas a produtos, serviços, modelos de negócios, novos métodos ou mesmo inovações estratégicas.
Nem tudo que é resultado de um processo de inovação chegará de forma direta ao seu público como um produto ou um serviço, muitas vezes a inovação afetará apenas a parte interna da empresa.
Por dentro dos conceitos
A inovação pode se dar de diferentes formas e tem, consigo, funções bem específicas. Veja a seguir:
Inovação Radical
A radical está ligada à criação de uma nova necessidade, de um novo mercado, de um produto de consumo ou de um serviço que, até então, não existia no mercado.
Podemos tomar como exemplo os aplicativos de delivery, os aplicativos de viagem compartilhada e até mesmo o serviço de compartilhamento de casas.
Todas essas inovações são radicais porque, além de criarem um mercado de consumo específico, criam uma solução que, até então, era inexistente.
As inovações radicais estão ligadas à criação de necessidades.
Inovação Disruptiva
A disruptiva, por sua vez, está ligada à ideia de que é possível revolucionar a forma como algo é feito, tornando-o mais acessível, mais barato, mais popular ou até mesmo com funções melhoradas.
Podemos assumir que o celular é uma inovação disruptiva do telefone e o smartphone é uma inovação disruptiva do telefone celular.
Na prática, todos são oriundos de uma inovação radical, que deixa de ocupar o seu estado de “novidade” para se tornar algo que já não é mais tão novo.
Inovação Incremental
A incremental visa atuar aumentando a base de clientes de um produto que já está fixado no mercado. Esse tipo de inovação melhora algo já existente para buscar um segmento de mercado ainda não atendido.
Dessa forma, podemos ter uma marca de refrigerante que oferece um único produto com diversas variações como uma forma de acrescentar novas possibilidades ao seu mercado sem deixar que a sua base de clientes seja perdida.
A importância de inovar
Sem inovações temos uma paralisação na nossa forma de consumo e, portanto, um ocaso em novos produtos e novos serviços para o nosso público.
Dessa forma, inovação se faz fundamental de ser discutida, pesquisada, lida. É fundamental que o assunto esteja cada vez mais em pauta dentro de empresas, sobretudo porque quando inovamos criamos um novo mercado e quem é pioneiro sempre fica com a maior fatia dos clientes.
O papel das startups quando o assunto é inovar
As startups surgem sempre com uma missão muito simples: inovar. Seja promovendo um serviço, seja promovendo um produto, as startups são fonte incansável de inovação porque surgem com uma proposta de transformação do status de um mercado.
Assim, seja para depois serem incorporadas à outra empresa que utilizará a criação da startup, seja para consolidar-se no mercado como fonte de inovação, é por meio do trabalho delas que também se torna possível criar novas necessidades em um mercado.
Resolvendo os problemas do mundo por meio da inovação
Por meio de ações inovadoras também é possível focar em criar soluções que, por exemplo, diminuam o impacto da sua produção de carbono, ou mesmo da poluição, como é o caso da inovação social.
Assim, a inovação está ligada, sobretudo, à forma que as empresas encontram de melhorar seus processos e procedimentos, que podem gerar mais valor para a organização, seja na redução de custos, redução de tempo, melhora na qualidade, enfim, de diversas formas.
Buscar por novas formas de fazer algo, portanto, não está ligado apenas à construção de novos mercados de consumo ou de vendas de produtos ou serviços, pois podemos também, por meio dela, transformar o que já produzimos em algo melhor para atender o que o mundo necessita.