Startups são empresas que trabalham com inovação e buscam criar uma solução nova para atender demandas existentes. A principal característica de uma Startup é sua agilidade na tomada de decisões e o impacto disruptivo que elas causam em seus mercados. A maioria dessas empresas possui um modelo super escalável, com o potencial de multiplicar rapidamente todo o capital investido.
Nesse artigo vamos explorar todos os tipos diferentes de startups que existem levando em consideração dos diferentes setores em que atuam. Confira a lista:
Healthtechs.
São Startups que utilizam tecnologia para resolver problemas relacionados à saúde. Atuam em áreas que vão desde monitoramento, diagnóstico, tratamento, gestão de serviços médicos e soluções científicas inovadoras na área.
O principal objetivo dessas startups é elevar o nível de cuidados com a saúde da sociedade, tornando esse mercado mais eficiente e consequentemente mais acessível.
Um exemplo de Healthtech no Brasil são as empresas de telemedicina, que oferecem o contato direto com profissionais da saúde em suas plataformas.
Edtechs.
As Edtechs são empresas que desenvolvem tecnologias para o setor de educação, elas atuam em áreas como ensino à distância, novas formas de aprendizado, desenvolvimento de metodologias, avaliação de desempenho, gestão de unidades escolares e treinamento de professores.
Fintechs.
São empresas que desenvolvem tecnologias e inovações para o setor financeiro. Elas atuam principalmente nas áreas de meio de pagamento, crédito, investimento, seguros, bancos digitais, blockchain, educação financeira e big data.
Um setor em alta no Brasil, as Fintechs são um dos tipos de Startups mais comuns nas rodadas de investimentos e movimentam o mercado nacional de inovação.
Foodtechs.
São startups que trabalham com inovações no setor de alimentos e bebidas. Essas empresas atuam em áreas como o desenvolvimento de novos produtos, serviços para bares e restaurantes, venda de alimentos e aumento de eficiência na cadeia produtiva de alimentos.
Inovando em uma área que é uma necessidade humana básica, algumas Foodtechs trabalham em projetos como o desenvolvimento de carne animal em laboratório e a redução do desperdício de alimentos.
Logtechs.
As Logtechs desenvolvem produtos inovadores para a área de logística e transporte. Algumas das soluções oferecidas por essas empresas são a gestão de estoque mais eficiente, planejamento de rotas, veículos dirigidos por inteligência artificial, corridas e entregas através de plataformas, gestão de cargas e automação de centros logísticos.
Agrotechs (ou Agritechs).
As Agrotech atuam na área de tecnologia agrícola, oferecendo principalmente soluções para a área de produção de alimento, gestão de fazendas, conservação ambiental, fazendas verticais, agricultura de precisão robotização da produção e gestão de dados para o setor.
Buscando atender a demanda de uma população mundial cada vez maior, as Agrotechs tem um papel fundamental no aumento da oferta de alimentos e na eficiência das áreas cultivadas do planeta.