O Ovo mais nutritivo é o de ganso, apesar de não ser considerado muito saboroso, pode ser ótimo em receitas; já o mais barato é o da galinha, que além de ser muito recomendado pelos médicos é delicioso, no entanto; o mais caro e também o que mais faz sucesso é o do coelho, que nem ovo bota.
A matéria de hoje não tem nada a ver com ovos, mas tem muito a ver com o marketing que o coelho faz.
A TV e o streaming
Foi se o tempo em que os brasileiros ajustavam a sua agenda para poder assistir aquela programação estabelecida pela TV, com a chegada do streaming, tudo mudou.
Antes, a hora da propaganda era o momento perfeito para fazer a sua pipoca (dava tempo), hoje você nem precisa ir até à locadora para escolher um filme e assistir no final de semana, a sua única decisão é a de escolher quais plataformas de streaming assinará.
Depois disso, um catálogo vasto se abre e dependendo da sua disponibilidade, precisará de muita pipoca. Segundo uma pesquisa da Finder, 64,5% dos brasileiros possuem ao menos uma plataforma de streaming, a média global é de 56%.
A Campeã dos Streamings
De início a Netflix era a grande campeã nesse novo universo que surgia, a pouco mais de 10 anos atrás, mas, com o passar dos anos, e principalmente com o período de isolamento social, outras plataformas foram ganhando espaço e tentando tirar uma boa fatia da porcentagem de inscritos da Netflix.
Mas como fazer isso, em um ambiente onde a Netflix se tornou tão popular, assim como o coelho na jogada dos ovos?
Os grandes concorrentes e suas estratégias
Campeã das novelas no Brasil, a Globoplay, apresentada entre as maiores redes de streaming do país, deseja se tornar a maior no Brasil em menos de 10 anos. Mas será que essa não é uma meta muito alta? Não que suas novelas não sejam famosas, mas isso já não é mais como ha 25 anos atrás, onde os brasileiros ficavam hipnotizados pela novela das 8h.
Já a HBO, segundo a Isto é, terminou o ano de 2021 com mais de 70 milhões de assinantes, sua aposta encontra-se em suas grandes produções cinematográficas, como “Duna” e “Godzilla vs Kong”. Para o universo nerd, ela apresenta animações da DC e filmes como “Esquadrão suicida”, “Liga da justiça” de Zack Snyder, “Batman vs Superman”, e até mesmo “The Batman”, que deve estrear ainda este mês na plataforma.
Os filmes do bruxo mais famoso de todos os tempos, também se encontram na lista e podem ser maratonados por todos que desejam vivenciar as histórias de Hogwarts que se iniciaram no cinema há mais de 20 anos (Sim, você está ficando velho). Apesar disso, até então, com um menu um tanto quanto confuso, HBO ainda não apresenta grandes potenciais de superar a grandiosa Netflix.
A Amazon de Jeff Bezos, alcançou 200 milhões de assinantes, cheia de clássicos, também aposta no futuro, com a próxima temporada da famosíssima e escandalosa série “The boys”, e a grande jogada de fazer renascer a gigantesca saga de Tolkien, “O senhor dos anéis”, que deve chegar ainda em setembro deste ano. Ela é a segunda colocada no Brasil, com grande chances de alcançar a Netflix, não pelo seu conteúdo atual, mas pelo que pode ser investido no futuro.
E a Apple TV, você conhece? Atualmente ela não aparenta estar a altura, possuindo em torno de 20 milhões de inscritos, conta com produções como “Ted Lasso”, “The morning show”, “Finch”, etc. Como mencionado, não apresenta ser uma rival de peso no segmento, mas lembre-se que estamos falando da Apple e apesar de já estar há um bom tempo no mercado, um investimento pode fazer toda a diferença.
A Disney Plus, com certeza é um inimigo a altura, não apenas pela sua fama e produções, mas, porque sempre fez o que fez com maestria, sua experiência, com o passar dos anos, pode desbancar qualquer outra de suas rivais. Detentora de diversos estúdios conta com todas as sagas de Star Wars, todos os filmes do universo cinematográfico da Marvel (com exceção dos filmes da Sony), e outras produções que, ou ganham, ou são dignas de ganhar o Oscar.
Disney plus trabalha moda antiga, quando o assunto é lançamentos, lançando um capítulo por semana. Tudo começou em “Mandaloriano” e seu parceiro Baby Yoda (Grogu), e se expandindo para “WandaVision”, “Falcão e o soldado invernal”, “Loki” e assim por diante.
A plataforma já chegou a 118 milhões de assinantes com pouco mais de dois anos de existência e já decidiu investir pesado nos próximos anos. Pra alguém que sai comprando estúdios por aí, não é de se duvidar que a Disney plus possa ultrapassar a Netflix em poucos anos, visto que atua a menos de 3.
E qual é a Estratégia da Netflix?
E a Netflix, como anda? Ela deixará que suas rivais se aproximem? Pode até ser que a Disney plus e a Amazon vençam a disputa, mas não será sem guerra, pois mesmo perdendo conteúdo para essas plataformas, a Netflix continua sendo a dona do pedaço.
Com as produções mais famosas como: “Round Six”, “Stranger things”, “birdbox”, “Cobra Kai”, “La casa de papel”, “The Witcher”, “sex education” e até mesmo alguns animes como “Death note” e “Demon slayer”, atualmente a Netflix conta com algo em torno de 213 milhões de inscritos
Mas não pense que por estar a frente, ela deixou de investir no futuro, a plataforma já anunciou 40 ideias para o Brasil, e dentre elas já apresentou um projeto para o “menino maluquinho”.
Não tem jeito, visivelmente, a Netlfix ainda é o coelho dos ovos de ouro, não pera…
Mesmo sendo a mais cara, o marketing da Netflix, segue firme e pode ser que, apesar das estratégias de outras companhias, ela siga firme durante muito tempo.