Cooper abandona a sua vida: sua fazenda (ele odiava ser fazendeiro), seu pai, seu filho e a sua filhinha, Murphy, em busca de uma missão suicida, encontrar, além da galáxia, um planeta que fosse habitável para a raça humana, visto, que na Terra, a população mundial estava destinada à morte.
Cooper sacrifica tudo, ele não vê os seus filhos crescerem, mas, luta com todas as forças para que o mundo seja salvo. Então, ele encontra dados que vão além do conhecido, além do que diversos cientistas foram, então (spoilers, logo a frente), ele manda essas informações através de um buraco negro para que sua filhadesenvolva a solução e salve o mundo.
Interestelar é um filme de ficção cientifica, é emocionante, mas em dado momento, você percebe que aquilo é surreal, seria loucura e totalmente fora de cogitação, considerar tudo o que acontece logo após o momento em que Cooper é lançado dentro do buraco negro. Mas é exatamente isso que é inovação social.
Inovação social
A inovação social é a quebra de padrões, deixar de seguir os passos do passado e buscar uma solução onde ninguém teve coragem de ir, onde todos consideravam como surreal, ou ao menos, onde ninguém via possibilidade alguma. Então, quando essa descontinuação acontece, surge a criatividade, às vezes, surge um visionário.
Para se tornar alguém assim, é necessário ter uma mudança de mentalidade, não apenas para a inovação em si, mas, para o seu propósito. Entender que não se trata de você, pois, a inovação social, não tem por principal objetivo, o lucro financeiro, mas a resolução do problema do outro, em larga escala, os problemas do mundo, ou seja; o próximo inovador social, é aquele que visa, de certo modo, ajudar ou salvar o mundo.
Exemplos de inovação social
Para uma definição mais exata, a inovação social, traz a solução para problemas que nem o mercado e nem o estado puderam resolver. Então, se torna um sistema de troca, o inovador oferece um serviço que beneficia a humanidade e recebe por isso. Veja alguns exemplos de grandes inovadores sociais:
1 – Catarse:
O serviço de financiamento coletivo, esse tipo de ação já existia, mas não de maneira global, era conhecido em muitos lugares como: vaquinha (inclusive, também existe o Vakinha), tem por intuito a arrecadação para diversos projetos existentes, criativos e inovadores.
A ideia não é nova, mas, torná-la online com certeza ajudou a vida de diversas pessoas que, precisamde apoio para algum projeto, ou que gostariam de investir em algo que lhes interessasse.
2- Kahn Academy:
Entidade sem fins lucrativos que busca ajudar na educação. Conta com opções de cursos gratuitos para alunos, pais e professores. Ajudando pessoas que estão estudando, desde o ensino fundamental, até a faculdade, ou até mesmo pessoas que gostam de se aventurar através do conhecimento.
3 – Alzhup
A Alzhup é uma plataforma digital que busca dar suporte aos pacientes de Alzheimer, o seu intuito é retardar os efeitos da doença, auxiliar emocionalmente e ainda, se possível, ajudar financeiramente os pacientes.
4 – Optic Group ICH
A Optic Group ICH é uma fabricante de armações de óculos com produtos recicláveis. Óculos podem ser considerados caros a muitas pessoas, principalmente a depender da doença. Portanto, com o uso de garrafas plásticas recicláveis, este grupo busca reduzir a poluição e ainda trazer armações mais acessíveis a todos.
5 – Coolar
Coolar é uma geladeira inovadora. Fornece refrigeradores que não precisam de eletricidade e que não emitem carbono. Por não fornecer eletricidade pode ser de grande ajuda em campanhas de vacinação, suprimentos alimentares e outros usos em locais sem rede elétrica.
A Coolar, também possui emissões de CO² baixíssimos, sendo dez vezes abaixo de refrigeradores comuns, além disso, não usa substâncias nocivas, como é o caso dos fluidos de arrefecimento.
Inovação Social não significa Caridade
A lista de empresas que fazem inovação é gigantesca, trouxemos aqui algumas empresas que fazem um trabalho mais social, mas também é possível utilizar esse conceito para definir empresas que lucram.
É bom lembrar de nomes,como a Uber, que mudou a forma de se fazer transporte, a Nubank que desburocratiza as negociações bancárias e até mesmo a Tesla, que apesar de não ser acessível a todos (ainda), busca mudar o setor automobilístico, de forma mais prática e sustentável.
Com exemplos como esses, conseguimos entender que a ideia de ajudar e até mesmo salvar o mundo, não é apenas ficção científica, mas o ato de pensar fora da caixa e se despreocupar com a imagem de louco que o mundo pode ter de você.