Autor de quinze livros, Guy Kawasaki é conhecido como um ex-conselheiro do Google, fundador do Canva, referência em Marketing e autor de best-sellers. Temos um artigo completo sobre o empreendedor que você pode acessar clicando aqui.
No seu célebre livro, Wise Guy, Kawasaki compartilha os aprendizados que teve ao longo da vida, trabalhando em grandes empresas de tecnologia, empreendendo e acompanhando a transformação da área de Marketing.
Veja algum dos ensinamentos do autor:
Lições de Guy Kawasaki
Lembre-se das oportunidades que lhe foram oferecidas
Ao ser ajudado, retribua ajudando aos outros. Coloque em prática o que aprendeu com quem o ajudou, “honre os que vieram antes de você”. Kawasaki não gosta do termo “pagar de volta”, pois todos nós já precisamos de alguém em nossa vida.
Seja durão ao liderar pessoas
São esses pequenos empurrões que realmente levam as pessoas ao seu pleno potencial e só conseguirá isso se não diminuir seus padrões e expectativas em um esforço para ser gentil. O custo da bondade é grande no futuro.
Encontre pessoas que te desafiem
Kawasaki aconselha que devemos procurar e abraçar as pessoas que nos desafiam, em vez daquelas que nos impõem padrões mais baixos, assim como Steve Jobs fez por ele. “A linha de fundo é sempre se expor, não seguir o caminho mais fácil, se esticar, e então essas pessoas aparecerão em sua vida naturalmente”, explica ele.
Ao agregar valor, você ganhará dinheiro.
Guy insiste que as grandes corporações não querem apenas ganhar dinheiro; eles também querem tornar sua vida melhor ! Ele repete que “se você melhorar a vida das pessoas, provavelmente também ganhará dinheiro!”
Saiba quando desistir
“Sou asiático-americano e, em meados dos anos 70, abandonei a faculdade de direito. Naquela época, era uma honra entrar. Entrei e odiei. Meus pais só tinham cursado o ensino médio. Meu pai foi senador estadual no Havaí e há toda essa pressão de 2.000 anos dos meus ancestrais trabalhando para que eu chegasse a esse ponto. E no meio disso, eu tive que desistir. Para minha total surpresa, meus pais não me repudiaram. Na verdade, meu pai disse: ‘Está tudo bem. Apenas faça algo da sua vida antes dos 25.” – disse Kawasaki em uma entrevista à Forbes.
Foque nos estudos
De acordo com Kawasaki, sua professora da sexta série, Trudy Aikau, disse a seus pais que o jovem Guy era tão promissor que as escolas públicas do Havaí não tinham recursos para ajudá-lo a realizar seus dons e que ele precisaria eventualmente frequentar uma escola particular. Ele encontrou o caminho de Oahu para Stanford. “Uma pessoa, um chefe, um professor podem mudar uma vida”, disse Kawasaki. “Aprendi mais com as pessoas mais difíceis para quem trabalhei”
Os especialistas são inúteis
Seja a opinião de um especialista ou de muitas, no final é apenas isso – uma opinião. Como diz Guy: “Steve Jobs não ouviu os especialistas. Muito pelo contrário; os especialistas o ouviram”. “Como empreendedor, você terá que descobrir as coisas por si mesmo. Não confie nos outros.”
Os clientes não podem lhe dizer o que precisam
“Muitas vezes, as pessoas não sabem o que querem até que você mostre a elas”, disse Steve Jobs. As melhores ideias vêm daqueles que identificam problemas que precisam ser resolvidos – antes que qualquer outra pessoa tenha feito algo a respeito.
Os maiores desafios geram o melhor trabalho
Jobs era notório por sua atenção aos detalhes e excelência. Este foi um grande desafio para aqueles que trabalharam com ele, mas também trouxe o seu melhor. Desafie sua equipe e não recue dos desafios estendidos a você . Você pode até se surpreender com o que é capaz.
Gráficos grandes com fontes enormes
Steve Jobs era bem conhecido por seu uso de gráficos grandes e fontes grandes. Seguir essa regra força você a reforçar sua mensagem, explicar as coisas de forma simples e clara e envolver seu público – todos os elementos de uma ótima apresentação.
Se você quer fazer algo, faça!
Ignore toda a dúvida interna e toda a negatividade externa. Você não precisa de um Ph.D. para começar, apenas a mentalidade e a atitude certas. Quem se importa com o que as pessoas pensam! Supere isso, e apenas faça!
Aprenda sempre!
Se você não está aprendendo, você está morrendo! Nunca é tarde demais! Você nunca é velho demais! Então Guy aprendeu a jogar hóquei aos 48 anos, começou a surfar aos 62. A verdade simples é – aprenda, viva a vida e divirta-se!
Se quiser escrever, leia antes!
Não escreva (ou pratique sua arte) da maneira que você acha que os outros vão gostar. Faça o que é verdadeiro para você, e isso o beneficiará, seja aclamado ou não.
Conheça pessoas diferentes
Segundo Guy “você provavelmente aprenderá que as pessoas são mais parecidas do que diferentes – não importa sua raça, credo, religião, gênero ou orientação sexual”.
Erros e falhas podem gerar oportunidades
Não existe fracasso – existe apenas aprendizado (se você tiver a mentalidade certa, de qualquer maneira). Mudar sua mentalidade para adotar essa maneira de pensar é um divisor de águas. Considere seus aprendizados – o que você chamaria anteriormente de “fracassos” – como aulas.
Sorria e ria sempre
Sorrir e rir tornam a vida muito melhor. A energia que você carrega com você permeia as energias dos outros, então quanto mais você sorri e ri, mais generoso você está sendo para aqueles ao seu redor. Além disso, torna a vida mais agradável.
Ajude quem não pode retribuir
Integridade é o que você faz quando ninguém está olhando. Este é o mesmo conceito – ajude aqueles que você acha que não podem retribuir. Você nunca sabe o que sua ajuda fará por eles e como eles podem retribuir seu favor no futuro.
Mudar de idéia é sinal de inteligência
Quando o iPhone foi lançado, aplicativos de terceiros não eram permitidos. A segurança era uma questão importante, assim como a qualidade da experiência, etc. Em essência, a Apple disse: ‘Estamos fazendo isso para o seu próprio bem’.
Seis meses depois, a Apple reverteu completamente sua posição e abriu o iPhone para os desenvolvedores.
Acredite nas coisas para elas serem vistas
A maioria das pessoas acredita que as coisas devem ser vistas para crer, mas não os verdadeiros empreendedores.
“Se você não acredita, isso nunca acontecerá. Se você esperar pela prova, isso nunca acontecerá. Se você esperar pela validação do cliente, isso nunca acontecerá. A razão pela qual o Macintosh foi bem-sucedido é que no núcleo, 100 pessoas, começando com Steve Jobs, acreditaram no Macintosh. E porque acreditamos no Macintosh, o tornamos real.
Viaje enquanto é jovem
Veja o mundo quando você é jovem. A hora de fazer isso é quando você não tem uma hipoteca, pagamentos de carro ou filhos (embora talvez empréstimos estudantis). Não haverá melhor época para viajar.
É bom viajar enquanto você é jovem e não esperar até estar no meio da carreira ou aposentado, isso fará de você um funcionário ou empreendedor melhor.
Pergunte: “E daí?”
Isso pode não ajudar a prevenir ou evitar problemas, mas ajudará a colocar as “crises” em perspectiva, e a perspectiva é tudo se você quiser uma vida feliz e produtiva. Isso não significa que você não deva trabalhar duro, mas se tudo não sair como planejado, pergunte a si mesmo: “E daí?” algumas vezes e veja se isso importa.
Não tente ser como Steve Jobs
De acordo com Guy, houve tão poucos visionários de negócios no último século: Walt Disney, Steve Jobs e Elon Musk. Ele descreve o quão difícil foi trabalhar para Jobs e lamenta que tantas pessoas queiram ser como o fundador da Apple. Como Guy explica, “Ser durão é fácil, ser visionário é difícil”.
Entre da maneira que puder
Não importa como você conseguiu o emprego; importa o que você faz depois de ter o trabalho. “Eu era formado em psicologia em Stanford”, disse Kawasaki. “Porque esse era o curso mais fácil. Eu não tinha formação em tecnologia. Consegui um emprego na Apple porque meu colega de quarto me ajudou a consegui-lo. Basta entrar e arrasar.”
Toque em Ouro
“Lembre-se de procurar coisas boas”, Kawasaki lembrou à multidão. “Não é que tudo que eu toco vira ouro. É que se é ouro, eu toco. Escolha seus clientes dessa maneira.”
Questione tudo
“Desafie o conhecido e abrace o desconhecido”, é uma citação famosa de um discurso de formatura que Kawasaki fez no Menlo College. O desconhecido é tipicamente algo que tememos, mas ele elabora: “Quando alguém lhe diz que algo é certo, você deve questionar isso. E quando alguém lhe diz que algo absolutamente não é verdade, você deve questionar isso também. Basicamente, você deve sempre ser cético. Acho que é isso que leva a avanços na vida. A vida é meio contraintuitiva. depois de uma vez na Apple, onde as pessoas diziam: “Ninguém precisa de um novo sistema operacional. O que há de errado com o MS DOS e o Apple II?” Minha observação é que você deve basicamente questionar tudo.”
Aprenda a arte de vender
Não importa que não trabalhe com vendas direto e ele explica o porquê: “Tudo se resume a duas habilidades fundamentais na vida: você está fabricando ou vendendo. Mesmo para alguém que pode fazer, você vai vender para obter aprovação, para obter financiamento, para levar as pessoas a comprar o que você está fazendo. E no contexto do dia-a-dia, você está vendendo para obter um upgrade de assento em um voo ou para obter a vista para o mar em seu hotel. A suposição de que sua grandiosidade é tão inerentemente óbvia que você não precisa vender é uma suposição muito, muito tola. Todo mundo tem que vender”.
Diga Sim
“Fundamentalmente, acredito que você deve usar como padrão ‘sim’, a menos que as pessoas lhe dêem uma razão para não fazer algo. Minha experiência é, por padrão, ‘sim’, você abre oportunidades que nunca teriam acontecido. A desvantagem percebida disso é: ‘O que acontece se as pessoas se aproveitarem de você?’ Mas minha experiência é que realmente muito poucas pessoas tentam tirar vantagem. A vantagem de ajudar as pessoas o tempo todo excede em muito a desvantagem de ser ferrado algumas vezes. Dito isto, isso não significa que eu diga ‘sim’ para tudo. Estou pensando ‘sim’ o tempo todo, mas se alguém disser: ‘Vou ter esta conferência na Croácia, você poderia voar e dar uma palestra de uma hora de graça?’ A resposta é ‘não’ e é porque o fator limitante para mim é ter quatro filhos.”
Seja você mesmo
“Seja quem você é, é muito difícil manter uma fachada. É fácil ser honesto porque normalmente há apenas uma verdade. Mas se você está tentando ser desonesto para fazer algo parecer verdade que não é verdade, você terá que se lembrar de sua mentira.”
Peça por ajuda
“Uma das maneiras pelas quais você pode iniciar e fortalecer relacionamentos é, ironicamente, talvez surpreendentemente, pedir ajuda. Na minha visão otimista, a razão para isso é que, geralmente, as pessoas são úteis. É gratificante ajudar as pessoas. Então, pedir ajuda às pessoas é uma maneira de começar um relacionamento, em oposição ao pensamento de que ‘Eles vão me odiar porque estou pedindo algo logo de cara’. Claro, você tem que acompanhar pedindo ajuda com gratidão e reciprocidade. Não é uma via de mão única. Mas acho que o conceito de que você nunca deve pedir ajuda a alguém porque vai arruinar o relacionamento ou nunca ter um relacionamento é falso”, explica.
Wise Guy – Lições de uma Vida
Leia mais no livro Wise Guy, relato de Kawasaki sobre sua experiência com Marketing, Tecnologia, Steve Jobs, Apple e a criação de uma startup aos 62 anos. Clique aqui para ver página oficial do livro na Amazon.